segunda-feira, 6 de junho de 2011

O QUE É PECADO?

Tenho refletido últimamente sobre os 7 pecados capitais... e até comento com amigos a respeito disso...
Bem vamos analisar...esses conceitos foram incorporados pelo cristianismo, para educar e controlar os instintos básicos do ser humano... uma maneira de policiar a gente.. não é? se é correto ou não ai vai de cada um...livre arbítrio... cada um faz o que quer da sua vida e conviva cada um com seus pecados...
Descobri que os pecados não são todos da mesma gravidade, uns pesam mais outros pesam menos tem uma lista que está na ordem decrescente...
1.Vaidade... desejo de atrair a admiração de outras pessoas... este é o conceito técnico... será que é isso mesmo... acho que nesse já dancei...
2.Inveja...desejo de ter o que pertence a outro.... porém  acho que existe a inveja boa, será que existe?
3.Ira... é a raiva o ódio.... quem nunca sentiu raiva...
4.Preguiça...aversão ao trabalho... mais o conceito mudou... antes de virar preguiça era tratada como melancolia... uma depressão...
5.Avareza...é o apego pelos bens materiais e dinheiro... nesse eu me salvei....
6.Gula...desejo insaciável... ai também não corro risco... como pra viver ...
7.Luxúria...os prazeres carnais... mais é bem claro... só se for de forma egoísta....
Pois é estão ai todos.... mais não vai pensando que vai direto paro o inferno não... em contra partida temos as virtudes...que são:
1.Castidade....que se opões a luxúria....
2. Generosidade... dar sem interesse em receber
3.temperança.- auto controle em qualquer situação
4.Presteza ... essa é legal é objetividade é ter fé
5.Paciência... é o que peço todos dias... e Deus tem me atendido
6.Caridade... essa livra qualquer um... 
7.Humildade...é o respeito que a gente tem pelo outro..
Então uma coisa compensa a outra... Nem tudo tá perdido...
E Deus é amor... e quer  seus filhos felizes... e tudo vale desde que não prejudique ninguem... traçar um caminho pra felicidade é dever de cada um de nós... afinal de contas todos somos passíveis de erros, somos humanos... eu pelo menos não busco santidade... busco ser feliz...
Pra mim pecado é deixar de ser feliz...e você o que acha.?..

Postar um comentário