quarta-feira, 13 de julho de 2011

METAMORFOSE AMBULANTE....

Depois de uma longa conversa com uma amiga, comecei a refletir sobre mudanças de comportamento diante da vida e através dos anos que se passam, e como passam rápido...que de repente 30, depois 40 e depois mais pra 50 do que para 40 ... e como com decorrer dos  anos a forma de pensar diante de certos fatos muda...muda de forma boa... dos 20 até os 30 fica mais intransigente o que certo é certo, errado é errado e pronto ser politicamente correto era fato principalmente em minha vida...
Os anos vão passando e junto com elas várias situações, e junto com as situações várias alternativas,nem sempre certas, nem sempre erradas...e definir o certo e o errado vai de cada um, os anos nos dão esta certa reflexibilidade para chegar ao meio termo...em qualquer contexto...
Ninguém na vida é dono da verdade... cada um tem sua própria verdade, o julgamento é intimo...
E o fato de estar inserido numa sociedade, nos permite a ser vulneráveis e mudar de opinião diante de certos fatos... quebrar preconceitos, aceitar as pessoas como são e respeitar a individualidade de cada um...
Na minha juventude tinha meus ideais politicamente falando, e não dava abertura a nada alem do que acreditava, e brigava até  por isso....ia até as últimas consequencias defendendo o meu ponto de vista, isso hoje vejo como uma baita falta de respeito, como eu tinha as minhas convicções havia quem pensasse diferente, era intransigente  mesmo.., mas isso é próprio dos jovens....Ah!! se pensasse como hoje aos 20 ia longe...
Os valores vão mudando com a idade, porque o mundo muda... e acho que temos que evoluir...carregamos valores de nossos avós e pais... mas temos que descobrir os nossos próprios valores....esses valores alguns continuam os mesmos são os que a sociedade nos cobra e nós também devemos cobrar da sociedade como um todo...que é honestidade, respeito e justiça isso é ética...mas junto com esses valores a sociedade também nos mostra valores onde o" ter" é mais importante que "ser"... e isso não é legal
Mas os seus valores particulares não hesite em mudar, os conceitos do certo e errado quem define é você na sua vida...e "ser"é ótimo...."ser você mesmo"...
Como diria o velho Raul..." Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que aquela velha opinião formada sobre tudo"
Mas isso quem te dirá são os anos que sua vida passar...o que era importante vai perdendo o valor, e que era quase insignificante ... se torna essencial...
Uma coisa eu sei .... tenho ainda muito a aprender...
E lembre-se nossa evolução é constante....

Postar um comentário