terça-feira, 2 de agosto de 2011

A DIFÍCIL ARTE DA CONVIVÊNCIA...

Nós vivemos em uma sociedade,portanto temos que conviver com pessoas...e pessoas que são diferentes uma das outras...tem hábitos diferentes, cultura diferente e meio social diferente também...pessoas fáceis outras com temperamentos difíceis....
Não é preciso ir longe para perceber as diferenças comportamentais ... em nossa própria família vemos isso, e as vezes as diferenças são gritantes....
Começamos a aumentar nosso ciclo de convivência,    na vizinhança, na  escola e no trabalho... onde começamos a enxergar os outros com olhos mais críticos, e esquecemos de nos observar... nós não temos defeitos os outros tem...somos perfeitos... será?
Grande equívoco somos tão tortos como os outros e tão certos quanto os outros... somos passíveis de erros e acertos... somos humanos...e as coisas que temos que ter nessa difícil arte de convivência é respeito e tolerância diante de nós e dos outros...
Devemos respeitar em todos os sentidos e diferenças ...porque todos somos diferentes... ao passo que eu julgo e excluo pelo simples fato da diferença ou de não concordar em alguma ideia , estou eu me privando de aprender algo de novo com alguém diferente de mim que talvez tenha muito a me ensinar..
Portanto dar-nos a chance de conviver com tolerância algo diferente  pode sempre acrescentar...e muito...e se todos pensarmos em algum momento desta forma...a convivência se torna algo muito agradável... mas mudança tem que partir sempre de nós... ninguém muda o mundo sozinho...


Postar um comentário