terça-feira, 23 de agosto de 2011

Líbia Livre


Os rebeldes entraram este domingo em Tripoli, sem qualquer resistência por parte das forças do regime. Têm já o controlo da cidade de Tripoli, à excepção de Bab al Aziziya, onde está situado o quartel do líder Muammar Kadhafi, disse à agência noticiosa EFE um elemento do opositor Conselho Nacional de Transição.
De acordo com a Al Jazeera, os rebeldes controlam também a rádio e televisão públicas, bem como o aeroporto e a auto-estrada para a Tunísia.
Imagens da Sky News mostraram a chegada à Praça Verde, local de reunião tradicional dos partidários do regime de Kadhafi, e uma multidão eufórica de homens que acenavam bandeiras vermelhas, verde e preto, as cores da rebelião, dançando e cantando "Allah Akbar" ("Deus é grande").
As forças rebeldes pretendem atribuir à Praça Verde o seu nome original: Praça dos Mártires.
Mohammed Kadhafi, o filho mais velho do líder líbio, confirmou à Al Jazeera que foi detido e que está em prisão domiciliária.
Também Seif al-Islam, outro dos dos filhos de Muammar Kadhafi, que era objecto de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI), por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia, foi preso, disse o procurador deste tribunal, Luis Moreno-Ocampo.
Entretanto, Muammar Kadhafi disse esta noite que os cidadãos de Tripoli "devem sair agora para limpar a capital" e que "não há lugar para os agentes do colonialismo  em Tripoli e na Líbia". O apelo foi feito numa mensagem áudio transmitida pela televisão líbia.
Também na televisão pública, esta noite, um porta-voz do Governo disse que Kadhafi estava aberto a negociações directas com as forças rebeldes e apelou à NATO para convencer os rebeldes a parar um ataque a Tripoli.
A televisão Al Arabiya transmitiu imagens de líbios a celebrar no centro de Tripoli e a arrancar posters do líder.
Com Lusa


Como é bom ver um povo liberto pelas próprias mãos, uma vitória coletiva, sob um poder repressor e autoritário, homens e mulheres unidos em um só propósito...liberdade..
Parabéns ao Povo da Líbia que demoraram mas tiveram a coragem de se rebelar e buscar alcançar o sonho de uma vida feliz...com paz, igualdade e liberdade...

Só muito cuidado tem muita gente de olho no petróleo, tomara que quem assumir o poder não se deslumbre e ponha tudo a perder..
Postar um comentário