quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pais & Educadores, somos assim?

A missão de ser pai e mãe...


Ser mãe e pai hoje nunca foi uma missão fácil. Porque além de sermos pais, temos que ser educadores, indicar  valores que são fundamentais na formação do filho como pessoa que pertence a uma sociedade, onde regras de conduta são necessárias. E esta sociedade vem sofrendo mudanças a cada dia, e temos que adequar essa educação a tais mudanças.
A minha educação foi voltada à moral e os bons costumes, sou do tempo que o pai e a mãe eram tratados como senhor e senhora, pedia benção, filho não questionava,  somente obedecia.
Esse é apenas um exemplo de como era. Hoje somos questionados sobre tudo, acho isso bom,  o diálogo é o caminho mais fácil, porém muitas vezes deixamos de ser pais para sermos amigos,e é ai que devemos ter mais cuidado, para que os valores não sejam invertidos e o respeito fique de lado.
Voltando aos novos valores, muitos de nós fomos criados em meio a uma imagem preconceituosa de várias coisas, e o tempo nos mostrou que certos valores são  horríveis, que nada e deve ser repassados para os filhos.
O que tem que ser dito e bem assimilado,é que devemos conviver com as diferenças e respeitar cada um como  é, respeitando crença, raça, opção sexual e assim por diante, devemos criar " gente do bem", só assim teremos uma sociedade melhor.
Os pais devem sempre mostrar os dois caminhos, o fácil pode não ser tão fácil assim, o difícil pode ser mais demorado( que é todo o preparo educacional, do fundamental a Universidade,  valores os morais aprendidos e praticados, do respeito a todo e qualquer ser humano, perseverança e fé), mas terá um valor imenso e digno de ser repassado por todas as gerações. Se tudo der certo seu papel como educador será louvável. E a missão como pai e mãe cumprida.
Não tem tempo pra cuidar do que é seu? Arranje, a responsabilidade é sua.
Talvez,seja por isto que vivemos com medo de sair de casa, somos roubados na rua, vemos tantos casos de corrupção por este país a fora. Com certeza alguns pais não tiveram tempo para educar seus filhos.
Cuide do que é seu, crie alguém de que você se orgulhe. Mas principalmente seja exemplo.


Postar um comentário