quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Adolescentes... como lidar com esses seres...

Só quem tem um destes exemplares em casa sabe do que estou falando. Embora o "meu" seja um ótimo garoto, sofre certos sintomas desta tal "adolescência".
É uma fase difícil e até mesmo complicada. É uma verdadeira avalanche de mudanças tanto físicas como emocionais.
Com a puberdade chega também a preparação do corpo para a fase adulta e junto com essa mudança surge vários tipos de questionamentos e percebem que o mundo é grande, que existem vários grupos e que também este novo mundo é formado por várias diferenças.
Os pais já não são mais os donos da verdade, e qualquer questionamento virá discussão, porque esses seres especiais acham  que sempre tem razão. Olha tem hora que é uma verdadeira tortura, só o que ouvem presta, as roupas as vezes são ridículas mas para eles são lindas. Mas entendo que as atitudes sejam necessárias, para a formação de opinião e própria auto afirmação do adolescente.
Nós hoje adultos e pais, fomos um dia adolescentes também, com a mesma sede de espaço e questionamento, sabemos o quanto é necessário o diálogo e confiança nessa relação.
Para existir uma transformação sempre há de acontecer uma revolução,  adolescência é justamente isso, é um pré estreia na vida adulta, e esse jogo só dá certo se for  jogado junto, pais e filhos, a tolerância é algo necessário, o amor é algo indispensável, temos que passar a segurança  e lembrar sempre que esse é o momento onde a conversa tem tudo para dar certo cheia de carinho embora tenham hoje a necessidade de sentir que são únicos  e temos respeitar isso, mas impondo limites, ninguém vive sem lei.
O que não pode acontecer é negligenciar essa fase, porque ai só vão existir perdedores.
Preste muito atenção no que é a seu, na rua está cheio de gente querendo adotar. Não permita que o amor fuja dessa relação, é apenas uma fase e passa.
Postar um comentário