sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cidadania e participação na sociedade

O que é ser cidadão? É não ser um a mais, é fazer a diferença com gestos e atitudes.
Assim se faz um povo que sabe e deve  viver a sua cidadania. Isso começa dentro de casa através da educação que damos a nossos filhos, com responsabilidade, respeito e caráter. Depois exercer este dom de ser cidadão, em seu bairro, sua cidade, seu Estado, seu País, enfim somos cidadãos do mundo.
A parcela de responsabilidade que temos sobre o "mundo" é grandiosa, se cada um fizesse sua parte, isto seria uma maravilha.
E não é difícil ser um bom cidadão basta querer, não jogando papel na rua, não pichando muros, respeitando os mais velhos, sendo educado, palavras como "obrigado", "com licença", "por favor","me desculpe", já é um bom começo, sendo solidário com as causas dos menos favorecidos,preservando a natureza, usando água e energia de forma responsável,  respeitando as leis.
Mas uma coisa importante para ser um bom cidadão. é não aceitar qualquer coisa, qualquer porcaria que nos é oferecida,  vou ser mais clara. Esse ano além de ser bissexto, é aquele ano que tem eleição. 
E nada mais reflexo de uma cidadania consciente do que ser eleitor  consciente, esse é seu papel , não acredite no que te dizem, pesquise, procure informações sobre o candidato, seja curioso, o seu papel é fundamental na sociedade numa época  eleitoral como essa, é o futuro da sua cidade, o lugar onde  você vive, tudo respingar em você, porque está próximo.
Mesmo sendo um pacato cidadão, você não precisa aceitar qualquer coisa, seja exigente queira o melhor.
ENFIM SABER QUERER...


Postar um comentário